sexta-feira, 3 de julho de 2009

Histórias e personagens de Viçosa viram filmes para a TV Pública


Os vídeos “A cultura do congado em Viçosa - Distrito de São José do Triunfo” e “Viçosa: Cidade de passageiros”, produzidos em Viçosa, através do Projeto Cidades Invisíveis, foram lançados junto a outros 16 curta-metragens, ontem, quinta-feira, dia 2, no Cine Humberto Mauro em Belo Horizonte. A produção dos matérias levam a assinatura Renata de Paula Lana (Ponto de Cultura Popular e Folclore de Viçosa) e Renata Kelly da Silva (TV Viçosa).
“A cultura do congado em Viçosa” teve como eixo de registro depoimentos e apresentações do grupo que revelaram uma bem sucedida combinação entre o simples e o espírito solidário e a dedicação das famílias que ensinam às novas gerações as tradições e a importância do respeito e da fé nos rituais de seus ancestrais.
Em “Viçosa: Cidade de passageiros” buscou-se mostrar, através de depoimentos e sons dos ônibus e dos carros, o vai-e-vem desses “habitantes-passageiros” que, mesmo morando na cidade, vivem como se estivessem sempre de passagem. É o contraste entre a estadia e a passagem. O que esse passageiro traz? O que leva? O que absorve? O que deixa?
Os filmes serão exibidos na Rede Minas, a partir de julho de 2009, nos espaços dedicados a interprogramação, com o objetivo de ampliar o espaço da cultura regional e da produção audiovisual mineira nos meios de comunicação.

O Cidades Invisíveis
Inspirado no livro homônimo do escritor Ítalo Calvino no qual o navegador Marco Pólo descreve sua viagem fantástica por cidades imaginárias, a iniciativa percorreu nove municípios de Minas Gerais para compor, em registros audiovisuais, a sensibilidade inusitada e marcante de relatos, criações e manifestações regionais. Com a exibição dos curtas espera-se o surgimento de novos olhares sobre a diversidade e identidade do povo mineiro. (www.cidadesinvisiveis.org.br)
O projeto é resultado de uma parceria inédita no estado que fomentou a conexão entre os Pontos de Cultura do interior e afiliadas à Rede Minas de Televisão. A iniciativa foi coordenada pela emissora mineira junto às ONGs Contato (BH) e Fábrica do Futuro (Cataguases), com apoio do Ministério da Cultura, por meio do Programa Cultura Viva/Edital Pontão de Cultura Digital. Em Viçosa, realizou o Cidades Invisíveis o Ponto de Cultura Popular e Floclore, gerido pela ONG Humanizarte e secretária de Cultura, e pela TV Viçosa, afiliada Rede Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário