quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Domingo de música faz ecoar o potencial autoral dos trabalhos viçosenses

No último domingo, no bar do Henrique, aconteceu um tarde/noite cultural inédita em Viçosa. Trata-se do Aqui não toca Raul, evento musical que reuniu cinco grupos locais que apresentaram suas canções próprias. Proposto pelo Coletivo 103 recebeu em seu palco as bandas Olho Nú, High Five, NV Rap, A Ponta e O Quinto. O público presente teve acesso a um repertório diversificado com pitadas de funk-soul, metal, hard-core, pop, rap e rock and roll. Cada grupo em seu estilo mexeu com as emoções dos presentes.

OLHO NU

foto: www.artecomusica.blogspot.com

Abriu o evento, a banda de pop rock Olho Nu. Composta por estudantes da UFV, da área de saúde, tem seu histórico musical iniciado em 2009. O grupo com o apoio da Produtora Peixe Azul vem se apresentando em destacados eventos dos formando e festas de bebida liberada, sendo que recentemente fez o show de encerramento do evento que contou com a banda Playades, e os consagrados Raimundos. No evento do coletivo 103 a banda acostumada a tocar os rock dos anos 80 trouxe essa pitada inserida nas obras autorais.


HIGH FIVE

foto: www.artecomusica.blogspot.com

A banda High Five, segunda a se apresentar, possuí CD próprio fruto da participação no festival de bandas do colégio Anglo realizado em 2010, quando sagrou-se vencedora. No Aqui Não Toca Raul o quinteto composto por dois guitarristas, um baterista, uma baixista e a vocalista Carla apresentou toda sua obra gravada no Estúdio Horizontes. A banda tem material prensado e pronto para distribuição e venda, que foi inclusive comercializado durante o evento na Banquinha Fora do Eixo (coletivo reconhecido internacionalmente ao qual o Coletivo 103 faz parte).

NV RAP

foto: www.artecomusica.blogspot.com

Com 11 anos de história, o NV Rap é consagrado na cidade e no cenário do rap nacional. O grupo que já venceu o festival de bandas da Nico Lopes por duas vezes manteve o bom nível de suas apresentações, expondo através de suas letras opiniões sobre o comportamento humano, ética para a vida em sociedade e ainda fazendo uma reflexão sobre o uso do álcool e demais drogas ilícitas. O ponto auto da apresentação foi a participação do público que ensaiou passos próprios dos beats boys que são os dançarinos que costumam se apresentar em shows de hip-hop e rap. “O evento merece destaque por ser inédito na cidade. Nunca vi uma programação assim, quando nos convidaram e disseram que era música própria aceitamos na hora. Eu disse ao pessoal do Coletivo: se é música própria vão bora” comenta o rapper Dê, há 10 anos desenvolvendo trabalhos autorias com o NV Rap.

A PONTA

A banda A Ponta, composta por estudantes da UFV de cursos da área de Ciências Humanas agitou a galera com uma musicalidade que prima pela apologia ao uso da Maconha. Tendo como slogan Informação para a Legalização, os proponentes preferem o anonimato por questões pessoais. Para fechar a apresentação o grupo fez o papel de “o do contra” tocando um pequeno trecho de uma canção de Raul Seixas que levou a galera a loucura.

O QUINTO

foto: www.artecomusica.blogspot.com
Fechou a noite, O Quinto. Durante o show, o grupo apresentou seu novo componente o percussionista Nando Vasconcelos que proporcionou ainda mais genuinidade ao rock fritante do grupo que é bastante conhecido por suas apresentações nas casas noturnas da cidades. Renan (bateria), Peba (voz e guitarra), Dodô (voz e baixo), Diogo (voz e guitarra) e Nando (percussão) levaram o menor set, porém contagiaram e muito pela qualidade do trabalho que é embasado nas interpretações de memoráveis do rock nacional e internacional, principalmente dos anos 60 e 70. “Gostaria de parabenizar toda a organização do Coletivo Cento E Três pela iniciativa e dedicação para realização do evento Aqui Não Toca Raul. Foi plantada uma semente em Viçosa que só tem a fortalecer o movimento” acrescenta o estreante Nando Vasconcelos, em nota postada na internet.


EM BREVE VÍDOES E ENTREVISTAS EM: WWW.ARTECOMUSICA.BLOGSPOT.COM

Cineasta Mineiro propõe oficina em Viçosa

Paulo César Bicalho é professor aposentado de interpretação na ufop, onde desenvolveu o curso de interpretação para cinema além de ser premiado em diversos espetáculos

A aventura no cinema: curso de intepretação para cinema é mais uma proposta da Casa da Mãe Jeane em parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFV. Para ministrar a oficina o experiente Paulo César Bicalho promete repetir a dose do ano passado, quando realizou o 1º curso em Viçosa. As aulas acontecem no Coluni (Colégio de Aplicação da UFV), das 19 às 22h30, nos dias 20 e 21. Já nos dias 22 e 23, as aulas serão ministradas das 14 às 20 horas, na Casa da Mãe Jeane, na Violeira.
A organização frisa que os interessados não precisam possuir experiências na área. "A interpretação no cinema tem duas características marcantes: precisa convencer enquanto a câmera investiga o mais íntimo da alma através do olhar; Deve ser solta, apaixonada e inesperada como uma relação sexual envolvente. Esse curso de 4 dias vai ajudar o aluno a encontrar seus caminhos para ser bem sucedido. Nele os alunos criarão um roteiro, investigarão como interpretá-lo e realizarão sua filmagem." acrescenta o cineasta que é considerado um dos principais diretores de teatro, cinema e TV de belo horizonte, com mais de 40 anos de profissão.
As inscrições podem ser feitas no prédio da educação, 1ºandar - sala 201 b. Mais informações: (31) 3892.2165 ou 8463.0101

RÁDIO DE COMUNIDADE FAZ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA A CRIANÇADA



A parceria entre estudantes do Curso de Comunicação Social da UFV e a comunidade do distrito viçosense de São José do Triunfo está rendendo bons frutos. Neste sábado, 15, a partir de 13h30, na Quadra Municipal da comunidade, acontecerá o quinto programa da Rádio Itinerante Cultura Raízes do Triunfo, e desta vez com um detalhe ainda mais especial: a apresentação será toda feita pela e para as crianças do Fundão. Muita alegria e descontração com o Palhaço Cumilão; teatro, música e prestação de serviço prometem deixar a criançada feliz da vida!
A Rádio Itinerante Cultural Raízes do Triunfo faz parte do projeto de extensão Rádio Itinerante: uma mídia comunitária para a valorização da cultura popular e da cidadania, aprovado pelo PIBEX (Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária) em 2011. Se apresenta como uma mídia comunitária, cujos programas são realizados em espaços públicos que congreguem o maior número de moradores. Busca difundir a cultura local e fomentar discussões esquecidas pelos tradicionais meios de comunicação, elitizados em sua maioria. Seu grande diferencial é o método de veiculação alternativo, com caixas de som, microfones e outros equipamentos instalados ao livre. Se trata, portanto, de um meio de comunicação democrático e alternativo, que, sem a necessidade de concessões e burocracias decorrentes da implantação de uma rádio tradicional, consegue divulgar informação e cultura, além de proporcionar entretenimento ao público ouvinte.

Neste sábado tem apresentação!

Após dois de suporte em Ponte Nova, a Rádio Itinerante atendeu ao pedido da comunidade viçosense de São José do Triunfo e decidiu iniciar suas atividades neste distrito. Todos os sábados são realizadas oficinas que englobam toda a prática jornalística, a saber: produção de pauta, roteiro, técnicas de locução, entrevista, reportagem, entre outras. O programa deste sábado, 15 será o quinto realizado na comunidade, e levará às crianças da comunidade bastante alegria e, também, conscientização acerca de alguns temas importantes a essa faixa etária. Fazem parte do projeto os estudantes de Comunicação Social Ana Paula Lopes, Caíque Verli, Eduardo Lopes, Iago Miranda e Raynan Nunes, além da coordenadora do projeto, professora Kátia Fraga. Entre os moradores Marisa Braga, José Maria Lopes, Bianca Barbosa, Mauro Henrique, Raimundo Gualberto, Romildo Leite, Corina Santana, Raimundo Vicente, Lucas Reis, Vicente de Paula, Sebastião Costa e as crianças Karém, Ana Paula, Laurielle, Danielle, Maria Julia e Thiago.