quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sexta (21/10) tem Paulinho Pedra Azul no Fernando Sabino




Faz show nesta sexta-feira, dia 21, no Espaço Cultural Fernando Sabino (Centro de Vivência da UFV), às 21 horas, o cantor, compositor, escritor e violonista Paulinho Pedra Azul. Na oportunidade Pedra Azul lança na cidade universitária seu CD comemorativo pelos seus 30 anos de carreira. A promessa é de um show com vários sucessos emplacados ao longo de sua trajetória musical como Jardim da Fantasia (Bem-te-vi), Jequitinhonha, Fruta Boa e Ave Cantadeira.
Natural de Pedra Azul (Vale do Jequitinhonha) gravou 22 discos. Antes de iniciar carreira solo participou da banda The Giants, que interpretava canções dos Beatles, The Fevers, Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Destaca-se ainda de seu currículo musical a participação em festivais regionais de música e poesia.
Além da música que lhe garantiu reconhecimento internacional, suas outras atividades artísticas são a literatura e as artes plásticas. Como escritor é autor de 15 livros (infantis, infanto-juvenis e adultos). Uma terceira via artística, as artes plásticas,  teve inicio ainda na adolescência mantendo o dom até os dias de hoje.
Outras informações através do (31) 9960-0808 com o proponente do evento o também cantor, compositor e violeiro viçosense Ramon Rozado. Os convites podem ser adquiridos na All Time e no Mundi Shoes. Outras informações podem ser obtidas com Ramon.

Destaque do Vijazz premiado no oscar da Música Americana




Na premiação anual do Blues americano, quem foi eleito o melhor baixista de 2011 foi o músico Scot Sutherland (Best Bass-Scot Sutherland -Tommy Castro Band).
Quem teve o privillégio de assisti-lo na quarta edição do Vijazz & Blues Festival no mês de junho, ao lado de outros feras, incluindo o próprio Tommy Castro, eleito na edição passada o melhor guitarrista de Blues em 2010, pôde conferir a perfomance e o virtuosismo do músico, tanto na técnica em que o contrabaixo fica quase na vertical, quanto no estilo de se vestir. “Esta premiação vem mostrar que o ViJazz e Blues Festival é hoje um dos festivais mais antenados e atualizados do país, confirmando-o como chancela de qualidade nas atrações que apresenta” comenta os organizadores do evento.
Os últimos detalhes do planejamento do festival para o ano que vem, estão sendo fechados, será a quinta edição, dedicada à percussão e à bateria.
Confira os demais premiados em 2011 no link : http://www.backroadsblues.com/best_of_blues_2011.html.


Cadastro para creche da Escola Maria José Santana


A Escola Municipal  “Professora Maria José Santana” vai realizar no período de 24 a 28 de outubro, próxima semana,  o cadastro para as creches Gomes Barbosa e Bom Jesus para o ano de  2012. O atendimento será no horário de 8h às 12:30hs, na sede da escola,  no antigo Colégio de Viçosa.
A criança a ser cadastrada deverá ter  dois anos completos, até o mês de fevereiro de 2012, e ser independente quanto ao uso de fralda. Os documentos necessários para o cadastro são: xerox da certidão de nascimento da criança (juntamente com a original); xerox do cartão de vacina da criança; comprovante de residência; e declaração de trabalho da mãe  ou responsável.
A direção da escola lembra que o cadastro será um levantamento de vaga e, portanto, quanto mais rápido os pais ou responsáveis o fizerem, maior será a possibilidade de conseguir uma vaga para a criança.
Coral da UFV canta samba e encanta público

 


 
O site da UFV durante a semana que a noite de domingo, dia 16, foi entoada por cânticos dos mais conhecidos e renomados compositores brasileiros. No palco do Espaço Acadêmico e Cultural Fernando Sabino o Coral da UFV interpretou várias músicas do samba. O evento, que lotou o espaço emocionou e surpreendeu a muitos presentes.  
O público elogiou e assim como a estudante de Química da UFV, Shayenne Oliveira acharam interessante e inovadora a proposta de o coral cantar esse estilo.  O estudante de geografia, Raoni Garcia, lembrou de sua infância quando seus pais ouviam muito samba e em especial gostou do “Samba do Arnestro”, de Adoniram Barbosa.
Não só Adoniram, mas também Noel Rosa, João Bosco, Cartola, Martinho da Vila, Dorival Caymmi foram lembrados pelas vozes dos coralistas, sob a regência de Rogério Moreira Campos e acompanhado pelo Trio Maracá. No evento, além do canto Coral em capela, houve interpretações solo. As músicas “Tributo ao Samba”, “Tributo a Nelson Cavaquinho”, “Tributo ao Cartola”, “Prova de Carinho”, de Hervé Cordovil e Adoniram Barbosa, “Maracangalha”, de Dorival Caymmi, “Isso aqui, o que é?”, de Ary Barroso e “Samba do Arnestro” foram especialmente arranjadas por Rogério Campos.
“Cantar samba foi uma forma também de homenagear grandes artistas da música brasileira que completariam cem anos, como Mário Lago e Nelson Cavaquinho”, aponta o regente ao explicar de onde surgiu a ideia do evento “Coral da UFV canta Samba”.
O Coral da UFV se apresenta junto ao Conjunto de Sopros, Coral Nossa Voz e Coral Voix-là no Concerto de Final de Ano, no Fernando Sabino, no dia 20 de novembro. Os ingressos podem ser trocados por um quilo de alimento na Divisão de Assuntos Culturais, na casa 3, da Vila Giannetti.
Texto: Bianca Damas

Associação de Capoeira Expressão e Arte propõe Circuito Intermunicipal de Capoeira



 

Proposto pela Associação de Capoeira Expressão e Arte está em voga o 1º Circuito Intermunicipal de Capoeira Angola. Compõe a programação do Circuito cursos e palestras que são oferecidos nas cidades da microrregião, associadas, que possuem capoeiristas angoleiros como: Brás Pires, Dores do turvo, Araponga e Viçosa.
O objetivo do evento é possibilitar o conhecimento em capoeira apresentando as diversas escolas existentes, tendo como intuito a criação de uma forma independente de praticar a capoeira, embasada nas formas já existentes dessa cultura secular que chegou ao Brasil através dos povos africanos. “Agente realizava batizados e encontros, mas não obtínhamos um arquivo de registro de qualidade. Agora mudamos para Circuito e com isso estamos conseguindo até mais apoio de entidades governamentais e não-governamentais” informa Maurício Mendes de Faria, o Menor, supervisor geral do evento.
A 1ª etapa do Circuito foi em Brás Pires, em meados de agosto, contando com oficina ministrada pelo professor Caramujo de Juiz de Fora. No último sábado, dia 15, a cidade de Dores do Turvo recebeu as atividades onde foi ministrada oficina pela capoeirista Ana Carolina Campanha de Oliveira (Grupo Angoleiros do Mar Tribo do Morro - Viçosa) que abordou o tema Capoeira Angola e palestra em que foram contadas histórias da capoeira no Brasil.
A 3ª etapa do Circuito será na cidade de Araponga, no dia 12 de novembro, no Ginásio Poliesportivo quando Professor Daniel da Silva (Grupo Angoleiros do Mar Tribo do Morro) apresentará seus conhecimentos e vivência em capoeira.
Em Viçosa, acontece o fechamento do 1º Circuito, no dia 10 de dezembro, quando a organização aguarda a presença de quase duzentos participantes. Contando com a participação de vários mestres convidados, a etapa terá como preletor o mestre Marron, da Associação de Capoeira Mestre Marron e Alunos do Rio de Janeiro.
Mais informações sobre o circuito, seus parceiros e grupos participantes através do site www.aceamg.com.br .