quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Associação de Capoeira Expressão e Arte propõe Circuito Intermunicipal de Capoeira



 

Proposto pela Associação de Capoeira Expressão e Arte está em voga o 1º Circuito Intermunicipal de Capoeira Angola. Compõe a programação do Circuito cursos e palestras que são oferecidos nas cidades da microrregião, associadas, que possuem capoeiristas angoleiros como: Brás Pires, Dores do turvo, Araponga e Viçosa.
O objetivo do evento é possibilitar o conhecimento em capoeira apresentando as diversas escolas existentes, tendo como intuito a criação de uma forma independente de praticar a capoeira, embasada nas formas já existentes dessa cultura secular que chegou ao Brasil através dos povos africanos. “Agente realizava batizados e encontros, mas não obtínhamos um arquivo de registro de qualidade. Agora mudamos para Circuito e com isso estamos conseguindo até mais apoio de entidades governamentais e não-governamentais” informa Maurício Mendes de Faria, o Menor, supervisor geral do evento.
A 1ª etapa do Circuito foi em Brás Pires, em meados de agosto, contando com oficina ministrada pelo professor Caramujo de Juiz de Fora. No último sábado, dia 15, a cidade de Dores do Turvo recebeu as atividades onde foi ministrada oficina pela capoeirista Ana Carolina Campanha de Oliveira (Grupo Angoleiros do Mar Tribo do Morro - Viçosa) que abordou o tema Capoeira Angola e palestra em que foram contadas histórias da capoeira no Brasil.
A 3ª etapa do Circuito será na cidade de Araponga, no dia 12 de novembro, no Ginásio Poliesportivo quando Professor Daniel da Silva (Grupo Angoleiros do Mar Tribo do Morro) apresentará seus conhecimentos e vivência em capoeira.
Em Viçosa, acontece o fechamento do 1º Circuito, no dia 10 de dezembro, quando a organização aguarda a presença de quase duzentos participantes. Contando com a participação de vários mestres convidados, a etapa terá como preletor o mestre Marron, da Associação de Capoeira Mestre Marron e Alunos do Rio de Janeiro.
Mais informações sobre o circuito, seus parceiros e grupos participantes através do site www.aceamg.com.br .



Nenhum comentário:

Postar um comentário