sexta-feira, 17 de julho de 2009

As diversas atividades culturais da 80ª Semana do Fazendeiro

Pena Branca faz show empolgante

A Semana do Fazendeiro, além de valorizar aos artistas locais, contou com os shows de vários expoentes da música sertaneja de raiz e da música caipira. Músicos como a dupla Ramon & Rozado do grupo Cheiro de Relva, Zé Mulato representando a dupla Zé Mulato & Cassiano e Pena Branca fizeram a viola “chorar” emocionado a multidão que compareceu ao espaço Multiuso durante a Semana.
Pena Branca fez um show que encantou a multidão. Algumas dificuldades técnicas, devido a perceptíveis problemas na sonorização, foram superadas pela energia que o músico e seu casting transmitiram ao público. No repertório, do urbeladiense, clássicos do cancioneiro brasileiros como “Cutelinho”, “Felicidade”, “Menino da Porteira”e “Oh Minas Gerais”.
Aos quase 40 anos de carreira, Pena Branca iniciou junto do irmão Xavantinho que faleceu em 1999. Há dupla ingressou na estrada em 1970. Na trajetória da dupla cinco prêmios Sharp. Com o CD “Ao Vivo em Tatuí” conquistaram o primeiro Disco de Ouro. Em carreira solo, Pena Branca já ganhou o prêmio Grammy Latino em 2001 com o CD “Semente Caipira”. O cantor, violeiro e compositor não possui estudos de canto e música. Aprendeu a tocar sozinho e produziu seu último CD “Cantar Caipira” de forma independente.
Assim que chegou a Viçosa, Pena Branca concedeu entrevista. De acordo com a estudante de comunicação Maristela Leão que o entrevistou, com seu jeito humilde, confessou que a “música sertaneja é tudo em sua vida”. Ele disse que é “uma regalia tremenda” tocar novamente em Viçosa, depois de 20 anos, principalmente, em um evento que valoriza a troca de conhecimentos entre o homem do campo e a universidade. Ainda nesse assunto, Pena Branca lembrou-se do tempo em que trabalhou na lavoura e de seu irmão Xavantinho. Em momento solene, durante a entrevista, disse que o companheiro estaria presente em espírito com ele no palco.

Relembrando 1929

Na noite da última terça-feira, dia 14, o grupo do Teatro solidário reviveu os principais personagens da história da ESAV (Escola Superior de Agricultura e Veterinária), hoje UFV. A encenação de a “Visita de P.H. Rolfs e Arthur Bernardes” foi no Espaço Multiuso. A proposta do diretor Fabrício Henrique expôs de forma divertida os discursos de duas das mais importantes personalidades de Viçosa o professor Peter Henry Rolfs, (PH Rolfs) e o ex-presidente e fundador da instituição Arthur Bernardes. O teatro ainda fez parte da programação da Semana, no dia 15, com a exibição da peça “Curta as Curtas” e através das oficinas de “Teatro Terapia”. Na foto os personagens: Joelma do Calypso, Effie Rolfs e seu esposo PH Rolfs, Arthur Bernanrdes e a ex-primeira dama Clélia Bernardes, Zé das Couve (um participante antigo da semana) e Bello Lisboa outro importante nome da história da instituição.

Da extensão à viola

O professor Antônio Luís de Lima aposentado pelo departamento de economia rural da UFV, por muitos anos foi um dos principais responsáveis pela realização da semana do fazendeiro quando dirigia o conselho de extensão da UFV, referente a atual pró-reitoria de extensão e cultural. Nesta 80ª edição da Semana, ele, que é um dos grandes estudiosos da extensão rural, participou de forma diferente. Lima foi um dos artistas que abrilhantou a solenidade de abertura. Junto ao grupo de violeiros Raízes da Viola tocou várias do cancioneiro brasileiro, além de uma canção de sua autoria em que homenageou aos 80 anos do evento de extensão. Na foto lima ao centro, junto do grupo Raízes da Viola.

Semana dos Fazendeiros comemora “80 anos de Diálogo com o Campo”



Em 1929, o mundo se encontrava numa grande crise por causa do famoso “Crack da Bolsa de Nova Iorque”. Na época, veio à reitoria da até então ESAV (Escola Superior de Agricultura e Veterinária), hoje UFV (Universidade Federal de Viçosa), o médico que depois foi prefeito de Ubá, Jacinto Soares Souza Lima, solicitando um evento que desse suporte aos fazendeiros da região, que estavam desorientados com a forte crise. Assim surge a Semana do Fazendeiro, primeiro evento extensionista do Brasil, que comemorou 80 anos de realizações, esta semana, de 12 a 17.
De acordo com o professor Edgard de Vasconcellos Barros, o modelo do evento foi proposto pelo diretor da instituição Bello Lisboa que em viagem aos Estados Unidos participou das “Farms Week” (Semana das Fazendas) e o adaptou ao desejo dos ruralistas da região. A semana se cristalizou na região e em poucos anos tomou proporção nacional, com seu record de inscritos em 1.984 quando contou com 3.148 participantes.


Com os temas “Mundo do Trabalho”, “Terra e Águas” e “Plantas e Bichos” as tendas de Troca de Saberes foram espaços repletos de indagações. O produtor de café orgânico em Araponga (MG), Donizete Lopes, mais conhecido por “Seu Vicente” saiu em defesa da produção orgânica. Segundo ele, o próprio nome “orgânico” remete a organismo, ou seja, à vida, de forma que estes produtos estão inseridos ao ciclo natural “o produtor rural também tem um papel social, dele também depende a qualidade da alimentação e da vida das pessoas”, destacou


Outra inovação é a 1ª Semana da Juventude Rural. O evento que estava proposto para 300 participantes, extrapolou seu limite e contou com 330 participantes. De 12 a 16 de julho, os jovens do meio rural participaram, por meio de grupos de trabalho (GTs), de palestras, cursos, oficinas e também de apresentações de teatro, cinema e festival de música. A proposta principal da Semana da Juventude Rural é contribuir com a formação e emancipação dos jovens rurais por meio de atividades educativas, culturais e de formação cidadã. “Veja bem, apenas 1,6% dos jovens do meio rural estão cursando o ensino superior, e 27,6% afirmam não possuir o hábito da leitura. Segundo a pesquisa que consultamos, o lazer é praticamente inexistente no mundo do jovem rural, e algumas alternativas como o cinema e o teatro são totalmente desconhecidas da maioria, que se diverte nos bares. Nós não podemos permitir um apartheid neste país.Ou seja, a universidade junto a esses jovens é uma forma de contribuição para a melhoria da sua qualidade de vida”, diz o reitor.


Numeroso público esteve presente na cerimônia de abertura, que contou com a presença do reitor Luiz Cláudio Costa; do ministro Patrus Ananias; da vice-reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares; do pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima; e de várias autoridades, como deputados, prefeitos e vereadores e membros da administração da Universidade.


Na ocasião, aconteceu o lançamento, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, do selo personalizado, comemorativo dos 80 anos de Semana do Fazendeiro, assim como ocorreu durante a solenidade de federalização da UFV. Na foto o reitor Luís Cláudio Costa oblitera o selo comemorativo


O apetitoso festival gastronômico “Sabores do Campo” foi alvo da cobertura da TV Panorama (afiliada Rede Globo) e flash das lentes dos impressos de todo o estado e sites da região. Relacionando ao viés de formação profissional o festival contou com oficinas relativas a culinária e atendimento ao cliente


O tradicional conjunto de Seresta do Zé Bóia abriu a programação cultural no palco principal, após a solenidade de abertura que contou com as participações culturais do Grupo Raízes da Viola, Coral Nossa Voz e declamação de poesia por Euro Parrique
Valorizando as manifestações artísticas locais, em todas as noites pelo menos uma das atrações musicais foram da cidade, destaque para o grupo Tambores do Buieié


Para a realização da 80ª Semana do Fazendeiro foram instituídas 80 comissões. Como todas elas a responsável pela comunicação trabalhou sem cessar. A foto registra a apresentação ao Vivo, do programa sala especial, direto da Semana do Fazendeiro