sexta-feira, 3 de julho de 2009

ArtEducAção Digital


Com propósito de estimular o bom uso das novas mídias (câmeras digitais, internet e outros), a ONG viçosense Humanizarte em parceria com O Instituto (RJ), Universidade Federal de Viçosa, Prefeitura Municipal de Viçosa, Fapemig e Secretária de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais desenvolve o projeto ArtEducAção Digital. A proposta contempla 100 adolescentes que produzirão vídeos autorais a serem veiculados no site Youtube e também em exposição que acontecerá em meados de dezembro.
Para trabalhar junto dos participantes o grupo de arte educadores composto por (Thomas Medeiros/Buldog , Francisco Assis de Souza Castro/Jeremias, Elaine Fontes Mantovani e Geraldo Luiz Andrade/Geraldão ), os três monitores (Deyvison Cruz, Diego Wakin e Rodolfo Matos - todos alunos de Ciência da Computação da UFV), recebem orientações de Silvério Ortiz e Rona Hanning membros d’O Instituto. Na foto gestores, professores e monitores do projeto durante a capacitação que acontece no BioInformática, laboratório de informática do BIOAGRO-UFV que sedia as aulas do projeto.

WWW.“Tá tudo ai pra nós, é só saber chegar” Racionais Mc


Muitas vezes, aquele show gravado há anos atrás, que nem foi lançado em DVD, ou aquele livro raro só encontrado nas bibliotecas dos grandes centros ou ainda o filme que só foi lançado em VHS, por iniciativa de algum usuário, fica disponível para download para que outras pessoas possam ter o acesso.
A todo instante são disponibilizados na rede eletrônica uma enorme gama de livros, filmes, discos, animações, documentários, quadrinhos e genéricos e o que é melhor, na maioria das vezes gratuitamente. A internet é responsável pelo surgimento de inúmeros mecanismos de difusão cultural, que permitem um maior acesso à cultura por parte dos usuários. Outra função que esta mídia desempenha é o resgate cultural histórico.
Por mais que a questão entre no mérito dos direitos autorais, é fato que a grande maioria da população não tem condições financeiras para arcar com os preços estipulados pelas grandes empresas produtoras culturais. Então a internet acaba sendo a alternativa para o consumo dessa cultura produzida.
Alguns links que assumem esse papel de difusor cultural são:
Filmes antigos - http://lucas-filmesantigos.blogspot.com/
Música brasileira - http://www.sombarato.org/
Literatura - http://www.releituras.com/
Fotografia - http://www.1000imagens.com/
Curtas-metragem - http://www.portacurtas.com.br/

As possibilidades da rede, O lado polêmico da internet
São indiscutíveis os benefícios que a internet trouxe para a sociedade moderna. Mesmo com os perigos constantes de crimes virtuais, conteúdo impróprio para menores, invasão de privacidade, dentre outros males, se colocarmos na balança, as coisas boas prevalecem. Dentre elas destacam-se a facilidade nas pesquisas, a difusão do conhecimento, a instantaneidade, a rapidez no contato entre as pessoas e o mais importante, a liberdade de expressão.
Essa liberdade permite que as pessoas criem seus próprios meios de se expressarem, seja com a criação de sites, blogs, microblogs ou mesmo perfis em sites de relacionamento. O importante é que fazendo isso, elas estão se manifestando, expondo suas opiniões, permitindo assim que outras pessoas vejam o que elas estão produzindo.

Mostra de Arte e Dança


Todas as formas de dançar valem a pena. Quem gosta de dança tem uma sugestiva programação neste sábado e domingo, no Centro de Vivência, a Mostra de Dança do Núcleo de Arte e Dança. Além de conferir todas as expressões de dança feitas em Viçosa, o público poderá assistir a uma apresentação da Companhia Brasileira de Ballet, atualmente considerada a mais famosa do país. O grupo, do Rio de Janeiro, se apresenta no sábado, dia 04, com trechos de ballets de repertório.
Nos dois dias, as apresentações serão feitas em duas partes para que o público possa optar por assistir a ambas ou apenas uma delas. No sábado, dia 05, as19 horas, se apresentam os alunos do Grupo Êxtase de Danças Clássicas e o Grupo Êxtase Juvenil com variações de ballets de repertório. A apresentação da Cia Brasileira de Ballet que deverá trazer mais de 40 bailarinos profissionais à Viçosa está marcada para as 20 horas.

No domingo, dia 05, as 18 horas, será a vez das danças modernas com participação dos alunos do Projeto Porta Abertas/Microvet, do Centro Experimental de Artes Tim ArtEducação e dos alunos do Curso de Dança da UFV com o espetáculo Romildo e Marieta, uma divertida sátira inspirada em Romeu e Julieta e transportada para a cena contemporânea brasileira.
Também no domingo, a partir das 19 horas, será a vez do Grupo Impacto de Dança de Rua e do espetáculo Um tom para todos nós, do grupo Êxtase de Dança contemporânea. Será uma oportunidade imperdível para quem ainda não assistiu ao espetáculo que está fazendo sucesso em apresentações em todo o estado e que celebra a alegria de ser brasileiro. A coreografia é de Rosa Antunã. O grupo também apresenta o espetáculo Eu de repente o outro, de Mário Nascimento.
Para assistir a todos os espetáculos basta trocar um quilo de alimento não perecível por um ingresso na secretaria do Núcleo de Arte e Dança. Os alimentos serão doados aos Parceiros do Bem, que congrega oito instituições assistenciais de Viçosa. A promoção da Mostra de Dança é da Prefeitura Municipal de Viçosa e do Curso de Dança da UFV. Realização do Instituto Asas e Núcleo de Arte e Dança. Apoio Cultural: CTA- Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata e Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Companhia Brasileira de Ballet


Criada em 1967, a Cia. Brasileira de Ballet foi originalmente constituída por pessoas que se tornaram grandes nomes da dança no mundo inteiro. A Cia. se desfez e, em 2001, por indicação de grandes personalidades da dança brasileira, o nome da Cia. foi cedido ao professor Jorge Texeira pela Sra. Marilda Azevedo e pelo Sr. Emílio Martins, ambos bailarinos da Cia.(original), em reconhecimento a sua luta pela divulgação do ballet clássico e pelo trabalho técnico e artístico desenvolvidos por ele e seus alunos.
Um de seus principais objetivos é resgatar o interesse do público em geral pelo ballet clássico e pelo ballet clássico de repertório. A Cia. se orgulha por ter em seu repertório ballets neo-clássicos e contemporâneos, criados pelos mais talentosos jovens coreógrafos da atualidade. São eles: Henrique Talmah, Hélio Bejani, Heron Nobre, Sergio Lobato e Ricardo Scheir, entre outros.
Atualmente, a Cia. Brasileira de Ballet se destaca no cenário das grandes companhias de dança nacionais, fazendo apresentações ao lado de diversas personalidades, como Ana Botafogo (1ª bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro), Cecília Kerche (1ª bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro), Cláudia Mota (1ª bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro), Áurea Hämmerlli (1ª bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro), Roberta Marques (1ª bailarina do Royal Ballet), Renata Pavan (1ª solista do American Ballet Theatre), Marcelo Misailidis (1º bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro), Vitor Luís (1º bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro), Herman Cornejo (1º bailarino do American Ballet Theatre) e Thiago Soares (1ª bailarino do Royal Ballet) .
O brilhantismo e a técnica de seus bailarinos têm permitido que a Cia. Brasileira de Ballet seja convidada para se apresentar em diversas cidades brasileiras, como Belo Horizonte (Teatro Sesi Minas), São Paulo (Teatro da Dança), Belém do Pará (Teatro da Paz), Ourinhos (Teatro Municipal de Ourinhos), Olinda (Teatro Guararapes), Barbacena (Teatro da Especex), Vitória (abertura do Enesdança), Camaçari (abertura do Ballacê), Santos (abertura do Passo de Arte), Cabo Frio (abertura do Festival Internacional), além de apresentações no Rio de Janeiro (Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro João Caetano e Teatro da UERJ).

Prefeitura municipal de viçosa e radio quintal FM lançam O programa Amigos da Viola


Foi lançado no último domingo na Estação Hervê Cordovil, o programa Amigos da Viola. Sob a direção do radialista Ney Caetano, o projeto é uma parceria entre a Rádio Comunitária Quintal 106,3 FM e a Prefeitura Municipal de Viçosa, através da secretária de Cultura, esporte, lazer e patrimônio. O Amigos da Viola acontecerá no último domingo de cada mês, de 8 às10h. Sempre ao vivo pela 106,3FM, contará com a participação de diversos violeiros.
O programa tem como objetivo fortalecer a cultura da viola e das tradições orais no município. Outra proposta é oportunizar a participação dos violeiros de toda a cidade e para os contadores de histórias. Na sua primeira edição contou com a participação especial do Clube Amigos da Viola. E teve a apresentação de três duplas quejá participam do Amigos da Violas. Os shows de Almirante & Rouxinol, Geraldinho & Fábio e Barreiro & Barrerito.
Durante a abertura do projeto o prefeito Raimundo Nonato Cardoso em seu discurso contou alguns causos que, arrancou risos dos presentes. O programa faz parte de um conjunto de ações desenvolvidos pela Secretaria de Cultura resgatando a cultura popular e folclore de Viçosa.

Tradicional Festa Julina

O 3º Arraiá da Conferência de São Geraldo Magela será no Terreiro da Dona Lilica, no Córrego do Engenho, no próximo dia 11, a partir das 18 horas. Na programação quadrilha, comidas típicas e muito forró. O evento recebe o apoio das comunidades do Paraíso e do Córrego do Engenho.

Histórias e personagens de Viçosa viram filmes para a TV Pública


Os vídeos “A cultura do congado em Viçosa - Distrito de São José do Triunfo” e “Viçosa: Cidade de passageiros”, produzidos em Viçosa, através do Projeto Cidades Invisíveis, foram lançados junto a outros 16 curta-metragens, ontem, quinta-feira, dia 2, no Cine Humberto Mauro em Belo Horizonte. A produção dos matérias levam a assinatura Renata de Paula Lana (Ponto de Cultura Popular e Folclore de Viçosa) e Renata Kelly da Silva (TV Viçosa).
“A cultura do congado em Viçosa” teve como eixo de registro depoimentos e apresentações do grupo que revelaram uma bem sucedida combinação entre o simples e o espírito solidário e a dedicação das famílias que ensinam às novas gerações as tradições e a importância do respeito e da fé nos rituais de seus ancestrais.
Em “Viçosa: Cidade de passageiros” buscou-se mostrar, através de depoimentos e sons dos ônibus e dos carros, o vai-e-vem desses “habitantes-passageiros” que, mesmo morando na cidade, vivem como se estivessem sempre de passagem. É o contraste entre a estadia e a passagem. O que esse passageiro traz? O que leva? O que absorve? O que deixa?
Os filmes serão exibidos na Rede Minas, a partir de julho de 2009, nos espaços dedicados a interprogramação, com o objetivo de ampliar o espaço da cultura regional e da produção audiovisual mineira nos meios de comunicação.

O Cidades Invisíveis
Inspirado no livro homônimo do escritor Ítalo Calvino no qual o navegador Marco Pólo descreve sua viagem fantástica por cidades imaginárias, a iniciativa percorreu nove municípios de Minas Gerais para compor, em registros audiovisuais, a sensibilidade inusitada e marcante de relatos, criações e manifestações regionais. Com a exibição dos curtas espera-se o surgimento de novos olhares sobre a diversidade e identidade do povo mineiro. (www.cidadesinvisiveis.org.br)
O projeto é resultado de uma parceria inédita no estado que fomentou a conexão entre os Pontos de Cultura do interior e afiliadas à Rede Minas de Televisão. A iniciativa foi coordenada pela emissora mineira junto às ONGs Contato (BH) e Fábrica do Futuro (Cataguases), com apoio do Ministério da Cultura, por meio do Programa Cultura Viva/Edital Pontão de Cultura Digital. Em Viçosa, realizou o Cidades Invisíveis o Ponto de Cultura Popular e Floclore, gerido pela ONG Humanizarte e secretária de Cultura, e pela TV Viçosa, afiliada Rede Minas.