terça-feira, 2 de junho de 2009

Barão visita zagueiro do Fluminese no Rio



A amizade constituída entre Alisson Ramos, o querido Barão, e o jogador do Fluminense Ed Carlos e sua namorada Verônica culminou em uma visita do viçosense ao casal, no Rio de Janeiro, entre 8 a 13 de maio. Na programação da viagem, Barão participou das comemorações do aniversário do camisa 3 do Flu, realizado no domingo, dia 10, passeio às praias da cidade maravilhosa e visita a Laranjeiras, onde funciona o centro de treinamento do Fluminense. Na sede do clube ele conheceu toda a equipe de jogadores e comissão técnica do tricolor carioca. Carismático o passeio de Barão gerou novos amigos e convites. O próprio Carlos Roberto Parreira, atual técnico do fluminense que inclusive convidou para uma pelada de final de semana, que em breve será agendada.

Rádio Itinerante


A parceira entre o Curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa e o grupo afro Ganga Zumba, de Ponte Nova culminou na inauguração da Rádio Itinerante Cultural Palmares. O lançamento do veiculo comunitário ao ar livre foi na manhã do último domingo, 24, na praça de Palmeiras, em Ponte Nova (MG). O primeiro programa da rádio demonstra a possibilidade de colocar em prática, em espaços públicos, um meio de comunicação democrático e alternativo, que, sem a necessidade de concessões e burocracias decorrentes da implantação de uma rádio tradicional, consegue divulgar informação e cultura, além de proporcionar entretenimento ao público ouvinte. A emissora é resultado do projeto de extensão universitária “Entre sons e gestos: a rádio itinerante Moringa da comunidade Ganga Zumba na difusão da identidade afro-brasileira”, e busca discutir questões ligadas à questão afro-brasileira. A equipe da UFV e da Ganga Zumba em Busca do mesmo ideal foi um das fotos feitas pelo estudante de comunicação José Tarcisio Filho

Officiais concorre ao Garagem do Faustão

O grupo musical pontenovense Officiais procura alcançar espaço no mercado profissional da música. A banda que têm se apresentado em diversas cidades do Brasil, principalmente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia onde abriram a shows de Ivete Sangalo, Cidade Negra, Jota Quest, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Casaca e Ira, agora pretende alcançar destaque em âmbito nacional através do quadro “Garagem do Faustão”, exibido no programa dominical da rede Globo, Domingão do Faustão. A primeira etapa para a aparição do trabalho “na telinha” da Globo é através da votação dos internautas no endereço http://domingaodofaustao.globo.com/Domingao/Garagemdofaustao/0,,16989-p-V1035823,00.html , onde está postada a canção própria Sou Samba Soul (Alexandre Monteiro).
Formado por Alexandre Monteiro e Marco Antônio (vocais/guitarra e baixo) Bruno Felga (bateria e backings vocals), Saulo Costa (percursão) e Mathias Viana (guitarra) o grupo frequentemente faz show em Viçosa, animando aos públicos do Bar Leão e Galpão. A banda interpreta grandes clássicos do soul, samba-rock e rock and roll que agrada a todos que escutam.
Os pontenovenses que já se apresentaram em formaturas e calouradas, boates itinerantes, II Festival de Inverno de Ponte Nova, pretende ainda este ano lançar o seu primeiro CD autoral. No álbum estará a música concorrente Sou Samba Soul que pode ser ouvida pela internet, também através do myspace do grupo www.myspace.com/officiais , ou pelo youtube através da busca “Officiais”.

Exposições em Araponga



A artista Mara Fernandes expões suas obras na cidade vizinha de Araponga


O departamento de Cultura da prefeitura de Araponga disponibiliza ao público, desde Abril, a oportunidade conhecer o trabalho de artistas plásticos e fotógrafos através de suas obras artísticas. As exposições acontecem no hall de entrada da prefeitura e na casa da Cultura. E ficarão na cidade até o dia oito de junho. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h e das 12 às 16 h. A Casa da Cultura localiza-se na rua Vicente José de Lima S/N e a prefeitura que fica na Praça Manoel Romualdo de Lima n0 221, Centro.
A curadoria das exposições é de Nilo Lima (Juninho) do departamento de Cultura. Na foto, obras de Eduardo Chaves de São Paulo (Infância Roubada) e Mara Fernandes de Viçosa-MG.

Filme homenageia barbeiros antigos de Viçosa


Elisa França e Victor Tancredo estão produzindo o documentário “Barba, Cabelo e Bigode – Memórias de Barbearias”. Os estudantes de Comunicação Social da UFV buscam resgatar casos e memórias dos três barbeiros mais antigos de Viçosa: José Balbino (81), Nonô Fontes (80) e Zico Nazário (78) com instalações respectivamente localizadas na Av. Santa Rita, na Praça Silviano Brandão e atualmente no bairro Cantinho do Céu, locado por muitos anos na estaçãozinha da UFV.
Com estréia prevista para meados de junho, atualmente em fase de edição, o filme pretende mostrar como a profissão tradicional de barbeiro está deixando de existir. Para Elisa, existe uma diferença enorme entre a profissão aprendida antigamente e a ensinada nos dias de hoje. “Sinceramente, acho que nem todas as mudanças foram para melhor”. De acordo com a estudante, há décadas a figura do barbeiro é abordada no cinema e na televisão como um personagem sábio, que entende das coisas, que sabe ouvir. “Até Chaplin já interpretou um barbeiro, mas com o crescimento do mercado da beleza e a super valorização da estética, essa figura começa a desaparecer. Não sei se os meus filhos ou netos vão chegar a conhecer barbearias como estas. Acho muito importante registrar essas histórias para que a memória não se perca”.
Para a finalização do vídeo que é um trabalho de conclusão de curso, contam com a contribuição das pessoas para localizarem fotos antigas destas barbearias. Para colaborar com o filme, entre em contato pelos telefones: 31 8873-869 ou 9308-4540 ou ainda pelo e-mail elisa.franca.v@gmail.com.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Seleção de atores = Trabalho Remunerado

Se você é ator profissional, amador ou, se nunca fez teatro mas MORRE de vontade de fazer ...(Freud explica...), venha tentar participar de uma montagem de um espetáculo de Rua, baseado na obra "As Bacantes" de Eurípedes. Será oferecida uma oficna de teatro pela atriz, diretora e etc, Jeane Doucas, para selecionar os atores do elenco. A Oficna terá duração de 10 dias (15 a 26 Junho), com 2 horas e meia de duração/dia. Os atores selecionados irão receber um cachê para ensaios de Agosto a Novembro. A previsão de estréia é na segunda quinzena de Novembro e serão realizadas 12 apresentações em Viçosa (local a ser definido). Este projeto é ganhador do Prêmio de Teatro Myriam Muniz 2008 (FUNARTE), importante referência Nacional das Artes Cênicas. Os interessados deverão reservar sua vaga para a Oficina, de 1 a 14 de Junho, pelos fones: 3892 2165 / 8437 0101. Será cobrada uma taxa de R$ 20,00 para a inscrição.
LEMBRE-SE: VAGAS LIMITADÍSSIMAS