terça-feira, 2 de junho de 2009

Filme homenageia barbeiros antigos de Viçosa


Elisa França e Victor Tancredo estão produzindo o documentário “Barba, Cabelo e Bigode – Memórias de Barbearias”. Os estudantes de Comunicação Social da UFV buscam resgatar casos e memórias dos três barbeiros mais antigos de Viçosa: José Balbino (81), Nonô Fontes (80) e Zico Nazário (78) com instalações respectivamente localizadas na Av. Santa Rita, na Praça Silviano Brandão e atualmente no bairro Cantinho do Céu, locado por muitos anos na estaçãozinha da UFV.
Com estréia prevista para meados de junho, atualmente em fase de edição, o filme pretende mostrar como a profissão tradicional de barbeiro está deixando de existir. Para Elisa, existe uma diferença enorme entre a profissão aprendida antigamente e a ensinada nos dias de hoje. “Sinceramente, acho que nem todas as mudanças foram para melhor”. De acordo com a estudante, há décadas a figura do barbeiro é abordada no cinema e na televisão como um personagem sábio, que entende das coisas, que sabe ouvir. “Até Chaplin já interpretou um barbeiro, mas com o crescimento do mercado da beleza e a super valorização da estética, essa figura começa a desaparecer. Não sei se os meus filhos ou netos vão chegar a conhecer barbearias como estas. Acho muito importante registrar essas histórias para que a memória não se perca”.
Para a finalização do vídeo que é um trabalho de conclusão de curso, contam com a contribuição das pessoas para localizarem fotos antigas destas barbearias. Para colaborar com o filme, entre em contato pelos telefones: 31 8873-869 ou 9308-4540 ou ainda pelo e-mail elisa.franca.v@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário