quinta-feira, 30 de abril de 2009

Confira homenagens aos trabalhadores: comente, homenageie algum trabalhador

Palhaço Polvinha comemora os seus 6 anos


POLVINHA AOS 3 ANOS


Aniversariou na última terça-feira, dia 28 de abril, Jean Carlo Astorga Maciel, o já conhecido palhaço Polvinha. Aos 6 anos, o palhaço mirim que já adiantou não querer envelhecer nunca, carrega em seu curriculum vitae 3 anos de muita palhaçada. Descontraído e muito brincalhão, Polvinha e seus familiares que estiveram em Viçosa pela primeira vez no ano passado, pelo Circo Popular, se encantou tanto pela região que agora, reside na cidade vizinha de Teixeiras e conta com a agenda repleta de apresentações pelas escolas e outras instituições onde esbanja seu talento circense. Jean é filho de Wagner Luiz Maciel e Letícia Miranda. O aniversariante destaca com orgulho que faz anos no mesmo dia em que sua querida vó Márcia Borges, residente de Palmital em São Paulo.


POLVINHA SE APRESENTANDO NOS DIAS DE HOJE

Participação de Blackie List com Maracutaia, na Caloura DCE 2009

Sarau Cultural integra escolas no Museu Arthur Bernardes


Com proposta enraizada no contexto histórico de Minas Gerais, o CENTRO EDUCACIONAL GÊNESIS retratou a constante postura de aniquilação presente no ideal mineiro, através do espetáculo “Liberdade Liberdade Ainda que Tardia” que, buscou o herói da conjuração, como figura mais próxima para este enredo: Tirademtes. De forma criativa a peça inspirada nos idéias iluministas por sua vez, nas filosofias de Sócrates, Voltaire, Aristóteles e muitos outros descreveu a intenção da Conjuração mineira

O COLÉGIO EQUIPE apresentou espetáculo que encantou a todos. Com 75 alunos participantes, a peça Inconfidência Mineira uniu teatro e música. Além dos “atores” contracenou uma orquestra do colégio, composta por um coral de 10 alunos e um conjunto com 25 flautista que abriu as encenações tocando Ave Maria. Além do bom desempenho dos alunos chamaram a atenção a riqueza de detalhes do figurino dos atores. Os trabalhos foram ministrados por Débora Santana (direção teatral), Gustavo Moura (Professor/Músico) e Silvana Figueredo (Regente), Carolina Maciel (assistente de produção) e Ângela Salgado (trilha sonora)


Realizado na Casa Arthur, na noite de terça-feira, dia 28, o primeiro Sarau que aconteceu no Memorial Arthur Bernardes reuniu centenas de pessoas entre pais, alunos e alunos participantes. Sete escolas da rede pública e particular participaram das apresentações marcadas pela pesquisa escolar que se transformaram em literatura, poesia, teatro e música. O evento assinado pela parceria UFV/Santunioni Produções contou também com o lançamento de dois livros infantis.
A primeira escola a se apresentar foi a Coeducar. O coral “Canto da Mata Atlântica” coordenado pelo músico Thyaga, cantou músicas com o tema Frutas Brasileiras valorizando as riquezas naturais de nosso país. A performance dos alunos do 2º ao 5º ano foi muito aplaudida pelo público.
Com a peça teatral, Liberdade! Liberdade! Ainda que Tardia, o Centro Educacional Gênesis levou ao palco alunos da 5ª a 8ª séries que, coordenados por Jule Pires, encantaram o público ao relembrarem a história do herói Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. A peça consiste em uma adaptação do texto Liberdade Liberdade de Millor Fernandes, e de maneira suscinta e real retratou a saga da humanidade que sempre insiste em extinguir os verdadeiros heróis da história.
O colégio Equipe lotou o palco com alunos da 6ª, 7ª e 8ª séries que encenaram a peça Inconfidência Mineira. Dirigidos por Debóra Santana, 38 alunos interpretaram momentos da Inconfidência informando aos presentes, sobre este importante fato histórico. Valorizou ainda mais o espetáculo a musicalidade. Um coral formado por 10 alunos do 6º ano e 25 flautistas mexeram com as emoções do inicio ao fim da apresentação.
As escolas da rede pública foram representas pelo Casb (E. M. Coronel Arthur da Silva Bernanrdes) e E.E. Madre Santa Face. A primeira apresentou um musical de viola e violão protagonizado pelos alunos Érica Pereira e Lucas Santiago. O Madre Santa Face trouxe para o momento a poesia da Carlos Drumond de Andrade , o Homen; As Viagens, declamada por Grabriele Stefanie.
O Carmo apresentou o poema “Tiradentes: Mito ou Herói”, construção coletiva entre os alunos que após pesquisas fizeram um debate na escola e consolidaram versos sobre Tiradentes e outros inconfidentes. A peça foi declamada por vários alunos do Carmo.
Outras atividades culturais e artísticas estão programadas para acontecerem na Casa Arthur Bernardes. Interessados em proporem eventos no espaço podem contactar a DAC (Divisão de Assuntos Culturais da UFV) pelo (31) 3899-2450.

Sérgio Luiz Freitas faz apelo por cultura em Viçosa


Proprietário da loja de instrumentos musicais “Suprimentos” reclama por mais incentivos à cultura em Viçosa

Sérgio Luiz Freitas, proprietário da loja “Suprimentos” de instrumentos musicais e músico, revela-se revoltado com o apoio do empresariado viçosense a festas sem intuitos culturais, em detrimento ao patrocínio a eventos realmente voltados para a cultura nos últimos anos.
O empresário acredita que nos últimos 5 anos, os eventos em Viçosa mudaram bastante. Segundo ele, antes havia muitas festas com todos os tipos de música nas quais o público ia para apreciar o som que gostava. Já nas festas de hoje, a principal atração é o álcool. Já não importa mais a música tocada, “todos saem apenas para se alcoolizarem e beijarem uns aos outros” comenta o músico empresário.
Como músico, ele revela que as comissões organizadoras não se preocupam com a qualidade ou estilo musical das bandas que contratam, mas somente com o preço que estas cobram. Isso porque não importa a banda que irá tocar, os frequentadores vão por causa do álcool.
Sérgio diz não entender como os comerciantes da cidade, que se dizem a favor da saúde, patrocinam este tipo de evento. “Ninguém está conseguindo pensar mais: ou não querem, ou estão com medo. Visando o lucro, estão deixando de raciocinar” desabafa ele.
O empresário se indigna também com a atual gestão do Diretório Central dos Estudantes, o DCE. “Nunca houve uma calourada sem a participação de músicos viçosenses e sem diversidade musical como a de 2009. E mesmo assim, o comércio apoiou e ainda ganhou camarotes” comenta o baterista do Trem Mineiro, grupo musical que foi convidado para tocar no evento, mas recusou pelas condições propostas.
Sérgio, que afirma só apoiar eventos que condigam com a empresa dele, revela-se perdido: “Eu não sei o que fazer. Sei da minha identidade, mas não sei o que fazer. Vejo auto-escolas apoiando evento de bebida liberada, como assim?” questiona.

Fungos Funk lança disco em São Paulo


Comemorando os 10 anos na estrada, a banda juizforana Fungos Funk teve nesse mês de abril a concretização de um sonho, fortalecendo a idéia de que já faz parte do seleto grupo das bandas independentes de renome no país.
No dia 16 de abril, foi lançado no Sesc Pompeia, em São Paulo, o novo disco da banda, que está disponível, além do formato digital, apenas em vinil 7’. O EP (extended play) foi lançado pelo selo londrino Vinyl Land, com toda gravação em estúdios ingleses. “ A idéia inicial era gravar uma DEMO dos caras, com o processo de gravação mais focado em idéias do que com a preocupação em buscar timbres. O curioso é que isso caracterizou o EP e o que se ouve no disco não tem maquiagem, é a banda mesmo”, afirma o produtor do disco M. Kuaker.
O disco contém três músicas inéditas da banda (Pica-Fumo, Tudo que eu quero e Evem o trem ) e mantém o estilo funk-core, característico da banda, que é uma mistura do groove dançante e frenético com o hardcore cru e preciso. É um som rápido, cheio, grave e ao mesmo tempo suave, suingado e divertido.
Juntamente com o disco, também foi lançado o vídeo-clipe da música Tudo que eu quero, que mostra a energia e o estilo da banda e já está em circulação nas mídias especializadas nesse segmento. O show de lançamento do novo trabalho do fungos Funk contou ainda com a presença de nomes de peso da música brasileira, como B Negão, Digão (Raimundos), Egípicyo (Tihuana) e Alyand (Dead Fish).
A banda de Juiz de Fora já veio a Viçosa algumas vezes, sendo que a última apresentação aconteceu em agosto do ano passado, quando tocaram no 9º Vinil Brasil, agitando o público presente e sendo um sucesso de crítica. O grupo pretende voltar à Viçosa em meados de junho quando tour passa pela Zona da Mata norte.

Abertas as inscrições para Festival UFV de Música


As inscrições para o festival UFV de música estão abertas desde hoje, quinta-feira, 30, pelo site www.salutaris.com.br . O festival que inicialmente estava programado para os dias 5 e 6 de junho acontecerá, em agosto, dias 14 e 15. A realização da UFV tem como apresentadores as viações Águia Branca e Salutaris. O evento realizara-se no espaço Multiuso da UFV, e terá entrada franca.
Além dos trabalhos musicais participantes estão previstos dois shows que encerraram as noites de festival. No site do evento consta um link especifico para a consulta da opinião do público sobre que artistas devem se apresentar nos fechamentos do festival. No endereço virtual também estão disponibilizados a ficha de inscrição e o regulamento do festival.
O festival de abrangência nacional distribuirá 10 mil reais em premiação. Até o fechamento desta edição uma questão ainda era pendente em respeito ao regulamento. De acordo com os organizadores ainda não tinha-se definido sobre o pré-requisito para inscrição. Parte da organização sugere que para se inscrever pelo menos 1 artista do grupo tem de ser devidamente matriculado em uma instituição de ensino superior do Brasil.
Quanto a seleção dos inscritos, esta será executada por uma produtora de São Paulo, que definirá os 5 grupos que se apresentaram em cada noite do evento.

PMV e UFV discutem apoio municipal na realização da primeira edição do Festival UFV de Música

No dia 16 de abril, representantes da Universidade Federal de Viçosa, da FACEV e da CW Produções e Eventos se reuniram com representantes da Prefeitura Municipal de Viçosa para apresentarem o Projeto Festival UFV de Música e discutirem apoio municipal na realização da primeira edição do evento.
O acordo ainda não foi totalmente fechado, mas os indicativos são que a prefeitura irá apoiar o evento cedendo para a realização hospedagem das atrações que fecharam as noites de festival e sonorização do evento. A contrapartida solicitada pelo município é que o evento tenha um palco destinado aos músicos da cidade. Este será montado próximo à praça de alimentação do evento e se apresentaram os grupos locais (viçosenses) que se inscreverem no festival e não se classificarem para a fase apresentação.

Recrutamento de Vozes

O Coral Fermata de Viçosa, entidade sem fins lucrativos, com mais de dez anos de atividades na cidade e região, esta selecionando vozes para composição de seu elenco. O coral canta musicas populares de vários gêneros e estilos, e se reunirá semanalmente no Centro Experimental de Artes da prefeitura de Viçosa, na Av. Gomes Barbosa nº 658, às segundas e terças, sempre às 19 horas. Os interessados devem se apresentarem no Centro Experimental na próxima segunda ou terça feira, 4 ou 5. Outras informações na Secretaria Municipal de Cultura, pelo Telefone: (31) 3892-4616.