sexta-feira, 26 de junho de 2009

Doze anos se passaram e o Trem Mineiro continua nos trilhos


A primeira formação do Trem Mineiro teve enquanto músicos o saudoso Marcelo Bruce na bateria, Marcos Paiva, Nelson e até então a inseparável dupla Valtinho (acordeom) e Thyaga (voz e violão). A 1ª formação fez sucesso, mas a transitoriedade de músicos constante no universo musical de Viçosa, já que vários atuantes são estudantes que se formam e mudam da cidade, culminou num “Troca-troca” de integrantes que por muitas vezes indicavam o término do trabalho. Mas a banda não acabou, passando por este tipo de dificuldade e outras como a transformações que o forró raiz sofreu, as críticas do público e até mesmo o descrédito de empresários que tentaram forçar o grupo a mudar o perfil e se transformar nos grupos mais reconhecidos do gênero como a Fala Mansa, o Calypso e outros que fazem sucesso no país.
Mas, o músico e professor Thyaga junto de seu amigo e também criador do grupo, Valtinho, não se prontificaram a tocar os “famosos e atuais” forró universitários e que de acordo com vocalista se transformou no forró-universitário-sertanejo. “Somos uma fusão de ritmos e tendências que mantém a identidade da raiz. A pior coisa que tem é musico sem identidade, o cara que toca de acordo com a moda. Nunca aceitei isso pra mim” acrescenta Thyaga que antes de montar o Trem Mineiro, tocava MPB e foi criticado pelos amigos e fãs por adotar o forró em 1995, por admiração à música regional brasileira.
A montagem do grupo se deu numa apresentação de voz, violão e safona proferida por Thyaga e Valtinho. Daí em diante convidaram os músicos da primeira formação e montaram o Trem Mineiro. Aos 12 anos são centenas de shows, viagens por todo país e a gravação do CD e DVD, que levam o nome da banda.
O trabalho de resistência, que já sofreu represália de empresários que exigiam a adequação do som para um estilo mais pop, conta hoje com Thyaga e Valtinho, Pedro Ezequiel (Bateria), Tatiane (vocal), Cristiano (Guitarra) e Rodrigo (baixo) “Recentemente, dois músicos, que eu estava confiando no trabalho com eles, de repente nos deixaram na mão. Eu assustei muito com isso, disse ao Valtinho: o trem acabou. Fiquei deprimido e triste pois é a última banda de Viçosa remanescente dos anos noventa que ainda resiste. Mas para nossa surpresa vieram esses amigos maravilhosos, o Pedro foi meu aluno, o Cristiano é um “monstro” na guitarra e deu um gás, a Tatiana que tinha saído voltou pra minha surpresa. E o telefone começou a tocar e não pára, graças Deus”.

Bate-Papo: Geraldão e Renegado Bar Leão



Aline Calixto faz show de pré-lançamento de CD no Leão



Com iniciação musical em Viçosa, no período em que cursou geografia na UFV, a belohorizontina Aline Calixto, por seu talento e determinação, conquistou o cenário da música profissional. Após várias apresentações em parceria com os principais nomes do samba entre estes Monarco e Nelson Sargento, a mineira fechou contrato com a Warner Music Brasil e lançou ontem, dia 25, o seu primeiro CD, intitulado Aline Calixto.
Antes do CD chegar às lojas, na noite da última quarta-feira, 24, a Phina Flor do Samba, apelido ganho após a estrondosa ascensão de sua carreira, regressou ao espaço onde tudo começou, o Bar Leão. Mesmo com uma mínima divulgação da apresentação a casa ficou lotada, num momento que marca a trajetória de Aline.
Por ser um show extra-oficial, não vinculado à gravadora, a cantora não apresentou as canções do disco. A apresentação foi oportunidade para rever aos amigos e apresentar aos viçosenses seu disco, servindo também para que a cantora voltasse a subir ao palco com o seu ex-grupo, o Beba do Samba, que a acompanhou durante todo o inicio de carreira. O rapper Renegado também cantou com Aline e o trombonista Kauê deu sua canja. “Esse show já estava proposto faz um tempo. Se fosse para fazer um show gratuito em Viçosa, o espaço teria de ser o Leão, pois foi aonde a minha história com o samba começou, criamos aqui o movimento do samba que acontecia todas as quintas-feiras. Estou muito feliz com esse retorno e acho que muitas pessoas também aguardavam por este momento”.
Aline Calixto o CD

O trabalho com 12 faixas contém três canções autorais e outras composições exclusivas de velhos e novos nomes do samba,e também a releitura já gravada por Jorge Aragão. “Procurei mostrar neste CD o meu trabalho, porque estou aqui de fato. O disco mistura as variações do samba tem o ixexá o maxixé e mais, eu busquei também reunir a velha e a nova guarda. Acho quando se estabelece esse diálogo entre o novo e o velho todos ganham muito e o conteúdo fica ainda mais rico. O resultado foi bacana”
Outro recente destaque de calixto foi a participação no programa som Brasil da Rede Globo onde a cantora homenageou a Martinho da Vila interpretando as músicas Madalena do Jucu e Pode Pode.

Geraldão e MC Ramon cantam Olhos Coloridos no Arraiá de São Rock

O Arraiá de São Rock foi a festa junina da UFV (Universidade Federal de Viçosa) realizada no espaço Multiso, no dia 19/06/2009. Tendo como principal atração o show da banda Gaúcha "Nenhum de Nós", o evento reuniu cerca de 3 mil pessoas,para uma programação altamente cultural. Constaram, ainda, shows com as bandas viçosenses Peace Maker (Hard Rock), Aris Band (Rock and Roll)e Trem MIneiro (Forró). Estudantes do curso de Dança-UFV apresentaram a coreografia da canção Coroné Antônio Bento (Luiz Wanderley e João do Vale),interprétada pelo saudoso Tim Maia.
e foi esta a canção que os músicos Geraldão (da quase extinta Blackie List) e Mc Ramon (do também sumido NV Rap) agitaram no palco durante a canja com o power trio da Aris Band:Quequé (bateria), Chiquinho (Baixo)e Cezão (Guitarra). O vocalista Arilson também exibiu perfomance, destacada pelos presentes. Confira o vídeo de de Wladimir Ligeirinho (fotográfo policial/Folha da Mata). Fotos do evento
Fotos: www.descubrame.com.br
www.planetbalada.net