quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Domingo de música faz ecoar o potencial autoral dos trabalhos viçosenses

No último domingo, no bar do Henrique, aconteceu um tarde/noite cultural inédita em Viçosa. Trata-se do Aqui não toca Raul, evento musical que reuniu cinco grupos locais que apresentaram suas canções próprias. Proposto pelo Coletivo 103 recebeu em seu palco as bandas Olho Nú, High Five, NV Rap, A Ponta e O Quinto. O público presente teve acesso a um repertório diversificado com pitadas de funk-soul, metal, hard-core, pop, rap e rock and roll. Cada grupo em seu estilo mexeu com as emoções dos presentes.

OLHO NU

foto: www.artecomusica.blogspot.com

Abriu o evento, a banda de pop rock Olho Nu. Composta por estudantes da UFV, da área de saúde, tem seu histórico musical iniciado em 2009. O grupo com o apoio da Produtora Peixe Azul vem se apresentando em destacados eventos dos formando e festas de bebida liberada, sendo que recentemente fez o show de encerramento do evento que contou com a banda Playades, e os consagrados Raimundos. No evento do coletivo 103 a banda acostumada a tocar os rock dos anos 80 trouxe essa pitada inserida nas obras autorais.


HIGH FIVE

foto: www.artecomusica.blogspot.com

A banda High Five, segunda a se apresentar, possuí CD próprio fruto da participação no festival de bandas do colégio Anglo realizado em 2010, quando sagrou-se vencedora. No Aqui Não Toca Raul o quinteto composto por dois guitarristas, um baterista, uma baixista e a vocalista Carla apresentou toda sua obra gravada no Estúdio Horizontes. A banda tem material prensado e pronto para distribuição e venda, que foi inclusive comercializado durante o evento na Banquinha Fora do Eixo (coletivo reconhecido internacionalmente ao qual o Coletivo 103 faz parte).

NV RAP

foto: www.artecomusica.blogspot.com

Com 11 anos de história, o NV Rap é consagrado na cidade e no cenário do rap nacional. O grupo que já venceu o festival de bandas da Nico Lopes por duas vezes manteve o bom nível de suas apresentações, expondo através de suas letras opiniões sobre o comportamento humano, ética para a vida em sociedade e ainda fazendo uma reflexão sobre o uso do álcool e demais drogas ilícitas. O ponto auto da apresentação foi a participação do público que ensaiou passos próprios dos beats boys que são os dançarinos que costumam se apresentar em shows de hip-hop e rap. “O evento merece destaque por ser inédito na cidade. Nunca vi uma programação assim, quando nos convidaram e disseram que era música própria aceitamos na hora. Eu disse ao pessoal do Coletivo: se é música própria vão bora” comenta o rapper Dê, há 10 anos desenvolvendo trabalhos autorias com o NV Rap.

A PONTA

A banda A Ponta, composta por estudantes da UFV de cursos da área de Ciências Humanas agitou a galera com uma musicalidade que prima pela apologia ao uso da Maconha. Tendo como slogan Informação para a Legalização, os proponentes preferem o anonimato por questões pessoais. Para fechar a apresentação o grupo fez o papel de “o do contra” tocando um pequeno trecho de uma canção de Raul Seixas que levou a galera a loucura.

O QUINTO

foto: www.artecomusica.blogspot.com
Fechou a noite, O Quinto. Durante o show, o grupo apresentou seu novo componente o percussionista Nando Vasconcelos que proporcionou ainda mais genuinidade ao rock fritante do grupo que é bastante conhecido por suas apresentações nas casas noturnas da cidades. Renan (bateria), Peba (voz e guitarra), Dodô (voz e baixo), Diogo (voz e guitarra) e Nando (percussão) levaram o menor set, porém contagiaram e muito pela qualidade do trabalho que é embasado nas interpretações de memoráveis do rock nacional e internacional, principalmente dos anos 60 e 70. “Gostaria de parabenizar toda a organização do Coletivo Cento E Três pela iniciativa e dedicação para realização do evento Aqui Não Toca Raul. Foi plantada uma semente em Viçosa que só tem a fortalecer o movimento” acrescenta o estreante Nando Vasconcelos, em nota postada na internet.


EM BREVE VÍDOES E ENTREVISTAS EM: WWW.ARTECOMUSICA.BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário