sábado, 25 de julho de 2009

Cheiro de Relva comemora 12ª Edição


A Semana do Fazendeiro, considerada a melhor de todos os tempos desde sua criação, foi palco também de outra história de persistência em prol da preservação da música sertaneja de raiz. Uma apresentação no Espaço Multiuso da Universidade Federal de Viçosa, atrás do Centro de Vivência, na noite da última quinta-feira, dia 16 de julho, marcou a 12ª edição do Cheiro de Relva ao Vivo.
O espetáculo foi criado para comemorar o aniversário do Programa Cheiro de Relva, produzido e apresentado por Chiquinho Rozado. A primeira apresentação aconteceu no Auditório do Departamento de Engenharia Florestal da UFV no dia 7 de novembro de 1998. No ano seguinte, em virtude do grande público que prestigiou o evento, foi transferido para o Centro de Vivência.
Tendo como carro-chefe o Grupo Cheiro de Relva e a dupla Ramon & Rozado que hoje circula por todo o Estado de Minas Gerais levando a música e a cultura caipira, o evento ganhou expressão neste segmento, divulgando o nome de Viçosa por todos os cantos e promovendo anualmente um dos maiores encontros de Violeiros do Estado.
Em suas onze edições anteriores, passaram por aqui artistas como Cacique e Pajé, Marechal e Rondon, João Carlos e Maurício, Fernando Sodré, Marcos Violeiro e Cleiton Torres, Pinho, Renato Caetano, Orquestra Mineira de Viola, Célia e Celma e Cláudio Lacerda, entre outros.
O Programa Cheiro de Relva vai ao ar todos os domingos às 6h na Rádio 95 FM e de segunda a sexta às 7h na Rádio Universitária FM.

:
No Cheiro de Relva existe um espaço denominado Sangue Novo que mostra novos talentos da Viola. Neste ano, participaram Rafael Ramos 10 anos (Violão) e Marconi Rozado 13 anos (Viola) ponteando clássicos da música caipira.


A novidade do ano foi a presença de Antônio de Dona (71 anos), um dos primeiros violeiros de Viçosa e Alcenir (61 anos), que formam a dupla Barrero e Barrerinho, que interpertaram a música Rainha do Paraná, outra pérola da música caipira.
A intenção era fazer um paralelo entre as diferetes gerações e provar que a viola caipira, com dizem Zé Mulato e Cassiano na música Sangue Novo, Vai muito bem, obrigado.

Um comentário:

  1. eta meu primo chiquinho rozado! eu sabia que um dia eu viria voce fazendo sucesso...
    diretamente de ITAJUBÁ SUL DAS GERAIS vendo voce.

    ResponderExcluir