segunda-feira, 8 de junho de 2009

Uma pequena parte da grande e curta história de Janis


JANIS CHAMADA DE PEARL (PÉROLA) PELOS AMIGOS

Janis Joplin teve uma carreira apaixonada e rápida, interrompida por sua morte aos 27 anos. Nascida no Texas em janeiro de 1943, cresceu ouvindo Bessie Smith e Leadbelly e começou a cantar country e blues na década de 60.

Antes da música, Janis se interessou pela pintura, expôs alguns quadros em um café de Port Arthur, cidade onde nasceu e tinha muito interesse pela literatura Beatnik, especialmente Jack Kerouac. Nos anos 60 também cantava no coral da Igreja.
Por esses tempos, quebrou de vez com as tradições locais durante a integração racial, defendendo os direitos dos negros estudarem no mesmo colégio que os brancos.
Janis também, após completar o colegial se mudou para a Califórnia onde abusou do uso de drogas, trabalhou como telefonista, viveu em comunidade hippie.

Por volta de 1966 que tornou-se vocalista de uma banda, Big Brother and the Holding Company, formada por Sam Andrew e James Gurley comandando as guitarras, Pete Albin no baixo e David Getz na bateria. A banda assinou um contrato com a Mainstream Records.

No festival de Monterrey de 1967 a atuação de Janis Joplin contagiou a platéia, principalmente por sua versão de “Summer Time”. Além do enorme sucesso, essa apresentação rendeu ainda a entrada numa gravadora maior, a Columbia Records.

A crítica também ficou impressionada com aquela voz rouca e a performance sensual da moça, que cantava blues com nenhuma cantora branca havia feito até então. No ano seguinte a banda lançou o álbum “Cheap Thrills”, que foi um recorde de vendas.

Janis Joplin iniciou sua carreira solo em 1969. A rapidez com que ficou famosa talvez tenha sido um tanto violenta para uma personalidade tão instável. Janis passava da euforia ao desespero, bebia demais e usava heroína. Chegou a ser processada por dizer palavrões em um de seus shows.

Em 1970 veio o “Pearl” (seu apelido entre os amigos). Dias depois das gravações, Janis foi encontrada morta, num quarto de hotel em Hollywood, devido a uma overdose de heroína. Pearl saiu com duas faixas a menos que o previsto, foram lançados vários álbuns póstumos (coletâneas) e em 1973 foi gravado um documentário, intitulado simplesmente Janis.

Em 2003, ano em que Janis Joplin completaria 60 anos, chega às lojas a coletânea “Essential Janis Joplin” e estréia o musical “Love, Janis”, supervisionado pela irmã Laura Joplin.

Um filme sobre a trajetória da cantora começou a ser rodado em 2005 e deve contar com a participação da atriz Reneé Zellweger no papel principal. O longa, intitulado “Piece Of My Heart”, contará a trajetória musical de Janis Joplin.

Férias no Brasil
Em Fevereiro de 1970, Janis tira férias, tentando parar com as drogas. Resolve conhecer o carnaval brasileiro e vem parar no Rio de Janeiro, conhece o cantor Serguei em Copacabana, canta junto com ele num barzinho a música "With a Little Help From My Friends" dos Beatles, os dois acabam tendo um caso.
Janis não guardou lembranças muito boas do Brasil, não conseguiu cantar ao ar livre em Ipanema, o que era seu sonho, disse ter sido humilhada algumas vezes, e foi até mesmo barrada na porta de seu hotel.

Janis Joplin em Viçosa
É claro que a cantora não passou por Viçosa (MG), uma oportunidade de curtir as principais músicas da pérola, tradução de pearl que era seu apelido, foi no sábado, 06, quando o grupo Mercedez Band (BH) faz tributo à Janis durante a 9ª edição do projeto Musical Box Alive, que contará com a abertura da banda Séphora (BH, rock's 60 & 70). Festa em comemoração antecipada aos 40 anos de Woodstock, que será completado no mês de agosto.

Fontes: Rock Online - http://territorio.terra.com.br/canais/rockonline/az/artista.asp?artistaID=Janis+Joplin
Cem anos de Música - http://www.anaflavia.com.br/100anosdemusica/anos60_janisjoplin.htm
e Janis Joplin Biografia - http://www.joplin.hpg.ig.com.br/princ_biografia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário