segunda-feira, 8 de junho de 2009

Grupo Impacto profissionaliza-se e promove oficinas em cidades vizinhas


Grupo Impacto em recente performance durante o show de O Teatro Mágico em Viçosa



A região de Viçosa em breve vai ouvir falar muito do Grupo Impacto de Dança de Rua. O grupo já existe há 15 anos, mas só agora está se profissionalizando, graças ao apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do estado de Minas. Neste ano cheio de perspectivas, o grupo também irá oferecer oficinas de dança de rua nas cidades vizinhas onde fará apresentações.
As oficinas têm como objetivo permitir que jovens tenham contato com esse estilo de dança, despertando o interesse pela arte em crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos. O projeto das oficinas é patrocinado pelas empresas Microvet, Mundi Center e Amantino Supermercado e deverá atender cerca de 200 estudantes em parceria com as Prefeituras Municipais de Ponte Nova, Teixeiras e Coimbra por meio de suas Secretarias de Cultura.
A história do Grupo Impacto começou quando um grupo de meninos da antiga Funabem - a Fundação de Bem-Estar do Menor - ganhou a chance de participar de um projeto de resgate da cidadania e da auto-estima por meio da arte. Os meninos, considerados difíceis e bagunceiros, começaram a freqüentar o Centro Experimental de Artes da Prefeitura de Viçosa fazendo aulas de funk e street dance. Quinze anos depois, o Centro Experimental virou referência de sucesso em todo o Brasil, o street dance saiu da marginalidade e passou a ser respeitado como linguagem artística da Dança de Rua e os adolescentes difíceis hoje ganham a vida como professores de dança.
O Projeto que busca a profissionalização do Grupo foi realizado pelo Instituto Asas, ligado ao Núcleo de Arte e Dança de Viçosa e aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais. Com tudo isso o grupo ganhou força e tem hoje uma produtora, uma diretora e o apoio de Mário Nascimento, um dos maiores coreógrafos de dança contemporânea da atualidade e que deverá atuar como diretor artístico do Grupo. O coreógrafo conheceu o trabalho do grupo montando espetáculos para o Grupo Êxtase de Viçosa, encantou-se com o talento e espontaneidade dos meninos e aceitou o desafio de misturar elementos das danças de rua e contemporânea. O primeiro espetáculo profissional do Grupo Impacto estreará no segundo semestre em Viçosa e irá percorrer várias cidades da região.

Para Patrícia Lima, a diretora do grupo e responsável pelo projeto, o Impacto impressiona pela garra e vontade de dedicar-se à dança. “Os meninos têm entre 16 e 25 anos e estão muito unidos, empenhados e dedicados a este projeto de profissionalização. Os oito bailarinos do projeto de profissionalização ainda estarão atuando como monitores e professores multiplicando as oportunidades para outros alunos”
Recentemente o Grupo Impacto se apresentou com o Teatro Mágico em Viçosa, encantou o publico presente e os integrantes da trupe, o que, segundo os integrantes do Grupo, comprova que, a partir da geração de oportunidades os sonhos passam de ser apenas “mais uma promessa”, para a concretização na formação de profissionais.

Um comentário:

  1. Eu estava na apresentação deles no jardim em Ubá!! Foi incrível! Virei muito fã deles!
    De verdade!

    ResponderExcluir